SAIBA ONDE SURFAR EM FLORIANÓPOLIS​


GUIA AINASURF FLORIPA​


O GUIA DE SURF MAIS COMPLETO DE FLORIANÓPOLIS - CONDIÇÕES IDEAIS DE ONDULAÇÃO E VENTOS para todas as praias da ilha

Capa do Guia AinaSurf das ondas de Florianópolis

Guia Ainasurf

Mapa de surf em Florianópolis - AinaSurf

AS MELHORES ONDAS DE FLORIPA​

E AS CONDIÇÕES IDEAIS PARA O SURF - ONDULAÇÃO E VENTO

  • Praia da Joaquina

    Swell: L – SE – S

    Vento: NE – N – NO

    Nível de Surf: Intermediário / Experiente


    A onda mais famosa de Florianópolis é também uma das mais constantes. Palco de campeonatos internacionais, a Joaca é um dos grandes palcos do surf brasileiro.

    Grandes ondulações de leste fazem as esquerdas abrirem de trás das pedras até o meio da praia. Já as ondulações de sul e sudeste trazem bons triângulos quando os ventos sopram do quadrante norte.

    Nos meses de maio a julho, a pesca da tainha proíbe o surf em outras praias. Nesta época as praias da Joaquina e da Mole permanecem abertas e o crowd aumenta consideravelmente. No verão… (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia Mole

    Swell: L – SE – S

    Vento: N – NO – O

    Nível de Surf: Experiente


    Forte e tubular, a Praia Mole é bem constante e recebe bem as ondulações de sul a nordeste. Ondulações grandes de sul ativam o canto direito, conhecido como Gravatá, enquanto swells de leste funcionam no canto esquerdo da praia.

    Bastante frequentada no verão, é uma das praias mais bonitas de Floripa. Tem infra-estrutura de estacionamentos e bares, mas o trânsito na temporada é caótico. No canto esquerdo a trilha para a Praia da Galheta leva cerca (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia da Galheta

    Swell: L – NE

    Vento: O – NO

    Nível de Surf: Experiente


    As ondas na Galheta costumam ser menores e mais fortes do que na vizinha Mole. No canto esquerdo, longas esquerdas, protegidas dos ventos de norte e nordeste, abrem até o meio da praia quando as grandes ondulações de leste chegam à ilha, em especial durante as lestadas de agosto a novembro.

    A Praia da Galheta não possui acesso para automóveis, é preciso pegar uma trilha desde a Praia Mole. Por ser uma área de naturismo, durante o verão atrai uma grande quantidade (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia da Barra da Lagoa

    Swell: L – SE

    Vento: S – SO – O

    Nível de Surf: Iniciante


    A saída da Lagoa da Conceição para o mar fica no canto direito da maior praia de Florianópolis. A Barra da Lagoa é o início da Praia do Moçambique, para quem vem do sul. Fácil, a onda da barra é o reduto dos surfistas iniciantes em Floripa.

    Porém, nos dias grandes de sul e sudeste, com ventos também do quadrante sul, pode quebrar clássica ao lado do quebra mar no canto da praia.

    Mais para o meio da praia, a vala em frente ao camping oferece longas paredes e pequenos tubos no inside, quando o vento é terral de (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia do Moçambique

    Swell: L – SE – S

    Vento: S – SO – O

    Nível de Surf: Experiente


    A Praia do Moçambique é a maior praia da ilha, começando no canto das aranhas ao norte e chegando até a Barra da Lagoa. Fica dentro do Parque Estadual do Rio Vermelho, e não é permitido construir no local. As ondas são fortes, tubulares e a arrebentação é pesada.

    Nos dias de vento terral e período alto, o surf é garantido.

    São várias valas espalhadas pela praia, e no canto esquerdo o acesso é somente de 4×4. Quando as ondulações grandes de (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia do Santinho

    Swell: L – SE – S

    Vento: N – NO – O

    Nível de Surf: Intermediário / Experiente


    Os melhores tubos do norte da ilha quebram na Praia do Santinho. Ondulações de sudeste com vento norte são a receita para os tubos rodarem em toda a praia. O Santinho já foi palco de etapas do campeonato mundial de surf WQS e as associações locais também agitam o calendário de competições de Florianópolis.

    Quando o mar passa dos 2 metros de leste, a laje no outside do canto esquerdo (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia dos Ingleses

    Swell: L – NE

    Vento: S – SO

    Nível de Surf: Iniciante / Intermediário


    A Praia dos Ingleses não costuma ter ondas na maior parte do tempo. Porém, ondulações grandes de leste e nordeste com vento do quadrante sul trazem boas ondas quando as outras praias da região costumam ficar ruins. Nestes dias, tubos rápidos quebram próximos à areia.

    No verão, os preços mais baixos na região atraem (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia Brava

    Swell: L – SE

    Vento: O – NO

    Nível de Surf: Iniciante / Intermediário


    As ondas da Praia Brava funcionam bem em diversas condições e podem variar bastante. O fundo irregular pode ser perigoso para iniciantes, mas garante ondas potentes quando o swell encontra ventos de oeste.


    A Praia Brava é muito procurada no verão por conta de (DOWNLOAD GUIA)

  • Lambe-Lambe

    Swell: *****

    Vento: *****

    Nível de Surf: Experiente


    Uma das ondas raras e escondidas da ilha, quebra somente quando as grandes ondulações de (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Sovaco da Cobra

    Swell: *****

    Vento: *****

    Nível de Surf: Iniciante


    Outra onda secreta de Florianópolis. O Sovaco da Cobra é o canto sul da (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia do Novo Campeche

    Swell: L – SE – S

    Vento: O – NO

    Nível de Surf: Iniciante / Intermediário


    As ondas do Novo Campeche são bastante constantes. Exposta ao mar aberto, a Praia da Joaquina se estende até o Campeche, e no caminho passa por este bairro, onde vários surfistas profissionais decidiram estabelecer suas bases. Várias valas bem definidas espalham o crowd, que no verão pode incomodar um pouco.

    Os ventos de oeste e noroeste entram com maior frequência durante o (DOWNLOAD GUIA AINASURF)


  • Praia do Campeche

    Swell: S

    Vento: NO – O

    Nível de Surf: Experiente


    A melhor direita da ilha pode render ondas com mais de 500m de extensão nos melhores dias. Ondulações de sul com (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia do Morro das Pedras

    Swell: S – SE

    Vento: SO – O – NO

    Nível de Surf: Experiente


    Nos dias grandes de sul, direitas extensas e tubulares quebram atrás das pedras e poucos se arriscam embaixo do pico. A correnteza é forte e a onda exige um surf veloz.

    Mais para o meio, a praia de tombo proporciona boas bancadas. Com ventos de oeste, os (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia da Caldeira

    Swell: L – NE

    Vento: SO – O

    Nível de Surf: Experiente


    Conhecido como Caldeirão, o canto esquerdo da Praia da Armação é um dos picos mais desafiadores de Florianópolis. Já foi palco da etapa do WCT em 2003.

    A praia é de tombo, e a formação das ondas é bastante sensível à variação das marés.

    Ondas pesadas e forte correnteza são frequentes, especialmente com ondulações de leste, ventos de oeste e maré (DOWLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia da Armação

    Swell: S – SE

    Vento: SO – O – NO

    Nível de Surf: Intermediário / Experiente


    A Praia da Armação é uma vila de pescadores, entre a vizinha Praia do Matadeiro e a Lagoa do Peri. O nome das praias remete à caça de baleias que ocorria no local até ser proibida por lei federal em 1987.

    De tombo, a Praia da Armação oferece ondas fortes e rápidas, que funcionam melhor nas trocas de maré quando os ventos são do quadrante oeste. Flat na maior parte dos dias, precisa de ondulações (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia do Matadeiro

    Swell: L – NE

    Vento: S – SO

    Nível de Surf: Iniciante


    Protegida, a Praia do Matadeiro é acessada por trilha ao sul da Praia da Armação. É também ponto de partida para a trilha da a ponta norte da Praia da Lagoinha do Leste.

    A Praia do Matadeiro é a única opção no sul da ilha quando os ventos sopram do quadrante sul. Sempre menor do que nas praias vizinhas, oferece bons tubos quando grandes ondulações de leste encostam em Florianópolis. No canto esquerdo da praia, um rio de águas (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia da Lagoinha do Leste

    Swell: L – NE

    Vento: O – SO

    Nível de Surf: Experiente


    O tesouro escondido do sul da ilha. As ondas da Lagoinha do Leste quebram com força e boa formação quando a ondulação entra de (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia dos Açores

    Swell: S

    Vento: N – NE

    Nível de Surf: Iniciante


    Apelidada de “Fechores”, a Praia dos Açores é o pico alternativo do sul da ilha. A continuação da Praia do Pântano do Sul é protegida e oferece boas ondas quando fortes ondulações encostam e o vento nordeste aperta no sul da ilha.

    No canto direito, próximo às pedras, direitas bem definidas rodam quando (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia da Solidão

    Swell: S – SE

    Vento: NO – N – NE

    Nível de Surf: Experiente


    A última praia acessível de automóvel deste lado da ilha, a Praia da Solidão é distante e pouco frequentada. Ondas fortes quebram quando ondulações pesadas de sul encostam e os ventos estão do quadrante norte. (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

  • Praia do Farol dos Naufragados

    Swell: S

    Vento: N – NO

    Nível de Surf: Experiente


    Os tubos mais largos da ilha ficam no seu extremo sul. A Praia do Farol de Naufragados é acessível somente por barco ou trilha, de cerca de 1h desde a Caieira do Sul, pelo lado de dentro da Ilha de Florianópolis.

    Quando encostam as ondulações de sul com ventos do quadrante (DOWNLOAD GUIA AINASURF)

Guia Ainasurf

Dicas de surf

Por Leticia Pereira 15 mai., 2023
Conheça o Soul Aina, imersão de surf feminino. Aprenda a surfar com outras mulheres, venha viver esse sonho! As melhores surf trips para mulheres.
Ilha do Campeche
Por Kélen Oliveira 14 abr., 2021
Descrição da Ilha do Campeche - Como chegar, o que fazer, quanto custa, melhores épocas para visitar e outras informações
Manifesto AinaSurf
14 abr., 2021
Manifesto AinaSurf - Surf para todos
Nutrição no surf feminino
Por Camila Mercali 05 nov., 2020
Não vai deixar de pegar as melhores ondas e ter uma boa remada por falta de uma boa alimentação!! Com certeza faz toda a diferença entrar na água bem alimentado e fazer a reposição no pós surf para uma boa recuperação muscular e do sistema imune, ainda mais nesse inverno com água gelada e vento sul!
Share by: