O surfe feminino em Florianópolis cresce a cada ano! Nos últimos anos o número de meninas no mar todos os dias tem sido cada vez maior. E os eventos refletem isso, com cada vez mais encontros, campeonatos e outras atividades.
A presença de mais mulheres no outside é importante porque nos dá mais confiança e incentivo para continuar a se dedicar e evoluir neste esporte tão belo, difícil e gratificante que é o surf.
Há muitas iniciativas de apoio ao surfe feminino em Florianópolis. Desde cursos e escolas especializadas, treinos específicos, workshops, bazares de trocas. A comunidade de surfistas é cada vez maior e aberta às novas surfistas da ilha ou do continente que quiserem se juntar.
Hoje em dia uma ferramenta muito importante para se manter engajado são os grupos de WhatsApp, muitas pessoas usam esses grupos para se manter informados nos assuntos que mais lhe interessam. E com esse propósito os grupos femininos de surf se tornam cada vez mais comuns e procurados por mulheres que desejam começar a surfar, ou para pegar informações das condições do mar e até mesmo para fazer amizades.
Uma dica super importante para as meninas que estão começando ou desejam começar a surfar é essa: procure grupos para participar e faça amizades com outras mulheres que surfam. Isso faz toda a diferença para evolução e para se manter no esporte. A troca de experiência é muito rica e o fato de ver outra mulher como você na mesma vibe do surf, incentiva e muito.
O surf ainda é um esporte muito masculino, por esse motivo, muitas mulheres que se interessam acabam desistindo. Pois se sentem solitárias nesse universo e você precisa se identificar para se manter “remando”. Outro grande obstáculo é o tempo que demora para evoluir, pois é um esporte que se exige muita persistência e quando temos com quem dividir o caminho se torna mais suave, não é mesmo?
Soul Aina Surf:
Grupo da loja Aina Bikini, criado em 2020 pela marca, com o intuito de estimular encontro das amigas e clientes surfistas. Assim, trazendo mais trocas de experiências, promovendo dias de surf e fotos com as girls.
Hoje o Soul Aina Surf promove Imersões de Surf Feminino, com o objetivo de Proporcionar conhecimentos técnicos para mulheres que buscam evolução, autonomia e domínio da sua prancha.
Promovemos encontros para quem busca autoconhecimento e a experiência da liberdade que o surf proporciona.
O encontro ocorre periodicamente em praias com características diversas proporcionando ondas para diferentes níveis.
Saiba mais no link: www.ainabikini.com.br/soulaina
Um grupo aberto para quem quiser participar, lembrando que as participantes sempre estão sendo atualizadas das novidades e promoções da marca de primeira mão, com descontos exclusivos para a participantes.
Insta do grupo: @soulainasurf
Floripa Surf Girls:
Floripa Surf Girls: Fundado em 2014 por Mariel Belli vem reunindo cada vez mais meninas do surf em Floripa. Com eventos do surf da lua cheia e de outros grupos elas interagem para se conhecerem, se informarem das condições do mar e de outros assuntos do dia a dia. O grupo já fez muitas conexões entre surfistas e vem ajudando as meninas a se fortalecerem cada vez mais.
Insta do grupo: @floripasurfgirl_
Surf Feminino em Movimento:
Surfe Feminino em Movimento: Fundado por Aloha Maciel, Dai Lavor e Camila Zucareli.
Foi em 2016 na Prainha, Guarda do Embaú, que nasceu o surfe feminino.
Nossos encontros objetivam proporcionar alegria e satisfação através do surfe e atividades programadas. A entrada é sempre gratuita e tem como essência a simplicidade. Sem fins lucrativos, contamos com apoiadores sempre muito queridos que nos regam de brindes pra que nosso evento seja ainda mais especial.
Isso é o surfe, é movimento constante, é saber interpretar o mar e suas dificuldades. É viver em conexão com a natureza e consigo mesma. É respeito, amor, amizade. É desafio, superação, é vida ! Surfe é o que nos move!!
Insta do grupo: @Surfe.femininoemmovimento
Surf Girls:
Surf Girls: Grupo criado em abril de 2018 por Camila Peter Hoefelmann. Moradora do Campeche, apaixonada pelo mar, pela natureza e por esportes. Ela iniciou suas aulas na Campeche Surf School. Onde conheceu muitas mulheres com a mesma iniciativa, de viver a magia do surf. Com essa experiência, novas amizades surgiram.
Foi então que Camila resolveu criar um grupo, inicialmente com duas amigas, com objetivo de combinarem de surfar e se incentivarem no aprendizado do esporte.
O grupo foi crescendo com as novas amigas que foram surgindo, o surf uniu mulheres apaixonadas pelo mar, que juntas superaram seus medos e desafios e que vibraram em cada onda surfada por cada uma.
Essa união se expandiu e hoje além de se apoiarem no surf, o grupo serve para inspirar umas as outras fora da água também. Inicialmente fechado para as amigas com mais afinidade, mas atualmente aberto para acolher outras mulheres que buscam parceria, principalmente na região do Campeche e sul da ilha, hoje são 24 mulheres participantes.
Conexão Feminina:
Grupo da região de Joinville fundado pela Ana Sedrez. Quando ela e mais duas amigas foram para uma trip surf de garotas, na Guarda do Embaú. O encontro promovido pelo grupo Surfe Feminino em Movimento chamou muita atenção, pois as meninas de Floripa são muito unidas e com isso quiseram levar um pouco daquela essência pra Joinville. Depois disso as amigas se uniram para manter essa vibe e criaram o grupo para fortalecer o surf e o skate na região. Insta do grupo: @_conexaofeminina_
Elas Também Dropam:
Fundado em 2014 pela surfista Tina Vilela em Florianópolis, o grupo nasceu com o objetivo de apoiar as surfistas iniciantes. Segue vídeo que conta a trajetória desse grupo maravilhoso até agora. Insta do grupo: @elastvdropam